Sobre a Camil
Com mais de 50 anos de história, a Camil Alimentos atua em diversos segmentos como grãos, açúcares, peixes enlatados, massas e cafés, com marcas Top Of Mind e um portfólio completo para todas as ocasiões e perfis de consumidores, tornando-se uma das empresas mais importantes do setor de alimentos da América do Sul.
Propósito
Acreditamos que cada pessoa faz a diferença na vida de alguém e existimos para alimentar relações que trazem mais sabor para o dia a dia.
Nossos Valores
Promovemos relações de confiança que se fortalecem diariamente pelo trabalho, comprometimento e integridade construindo vínculos de longo prazo.
Somos movidos por atitudes empreendedoras que fazem a diferença para o crescimento e desenvolvimento
Renovamos nosso entusiasmo com resiliência e alegria para nos superarmos a cada dia.
Agimos com ética, consciência e transparência para ir além dos resultados, através de relações sustentáveis com pessoas, comunidades e meio ambiente.
Construímos parcerias colaborativas baseadas no respeito, na simplicidade e na empatia que nos tornam mais próximos.
História
Nossas atividades tiveram início no ano de 1963 em um armazém na Cidade de Itaqui, no Estado do Rio Grande do Sul. Em 1974, de forma pioneira em nosso setor, começamos a distribuir arroz em embalagens plásticas de 5 kg. No ano seguinte, expandimos as operações ao inaugurar o nosso primeiro centro de armazenamento, distribuição e atendimento ao cliente, na cidade de São Paulo.
Prosseguimos ampliando nossas operações ao implantarmos, em 1985, um moinho de arroz, também na cidade de São Paulo. Em 1987, expandimos nossos negócios ao iniciarmos a comercialização também de feijão com a nossa própria marca “Camil”.
Para onde vamos
A estratégia da Camil Alimentos é fortalecer e consolidador nossa posição no setor de alimentos da América do Sul, fruto do nosso modelo de negócio baseado em um amplo portfólio de marcas líderes em diversas categorias de produtos e plataforma sólida de distribuição nas regiões onde operamos, aliado à gestão eficiente de nossas operações. Os principais elementos de nossa estratégia consistem em:
-
Ampliar nossa liderança de marcas e participação no mercado brasileiro de arroz e feijão;
-
Continuar a expandir nossas operações no Brasil e demais países onde atuamos;
-
Ampliar nosso portfólio de marcas e produtos em novas categorias com potencial de crescimento mediante aquisições seletivas e estratégicas.
-
Fortalecer nossa plataforma de suprimentos, distribuição e vendas e manter nossa administração operacional eficiente.
Nossas vantagens competitivas são baseadas em:
- Marcas líderes e de forte reconhecimento no setor de alimentos na América do Sul;
- Plataforma de distribuição com ampla capilaridade e sólido relacionamento com nossos clientes;
- Modelo de negócio sólido e resiliente;
- Capacidade comprovada de identificar, adquirir e integrar com sucesso aquisições estratégicas;
- Histórico de boas práticas de governança corporativa e administração profissionalizada.
Linha do tempo
1963
1963
Jairo Quartiero deixa o seminário e vira caminhoneiro, na cidade de Itaqui, no Rio Grande do Sul, transportando arroz até São Paulo.
1971
Primeiro Galpão
Alugamos o primeiro galpão para comprar e revender arroz de diversas marcas, dando força à migração do cultivo do grão da região central para o Sul do país.
1974
Inovação
De forma pioneira, começamos a distribuir arroz em embalagens plásticas de 5 kg, suprindo uma demanda dos consumidores.
1975
Chegada a São Paulo
Inauguramos em São Paulo nosso primeiro centro de armazenamento, distribuição e atendimento ao cliente.
1985
Primeiro Moinho
Ampliamos nossas atividades, com a implantação do nosso primeiro moinho de arroz, também aqui em São Paulo
1987
Arroz com Feijão
Agora, sim, o prato ficou completo: os negócios se expandem com a comercialização de feijão com a marca Camil.
1996
Prazer, S/A
Nos tornamos S/A e, com novas aquisições, nos consolidamos como a maior empresa de arroz do Brasil.
2007
Além da Fronteira
Saman: nossa internacionalização começa com a compra da uruguaia Saman, líder de mercado no país.
2009
Chegamos ao Chile
Tucapel: destaque no beneficiamento de arroz chileno, a Tucapel passa a fazer parte da família Camil.
2010
Novas aquisições
Adquirimos o complexo industrial maranhense BB Mendes, somando as marcas Bom Maranhense e Mais Saboroso ao portfólio.
2011
Maré alta com Coqueiro
O mar está para novidades: a Coqueiro chega para somar e diversificar nossa oferta de produtos.
2012
Doce União
Estamos felizes com mais um integrante da família: a União, marca que ganhou o coração de todos os brasileiros.
2013
La Loma
Atentos ao mercado internacional, compramos a argentina Loma Alimentos, que tem como atrativo o arroz branqueado orgânico.
2017
Camil
Lançamos a nova marca corporativa, que transparece nossos valores: Confiança, Empreendedorismo, Entusiasmo, Responsabilidade e Proximidade. No mesmo ano, a empresa dá mais um grande passo e realiza seu IPO, além de mudar o endereço de sua sede.
2018
SLC
Ampliando os negócios, adquirimos a SLC Alimentos – detentora de marcas fortes marcas de grãos, como Namorado e Butuí. No mesmo ano, vendemos a operação La Loma, na Argentina.
2019
Super Barra
Entra em operação a maior fábrica para empacotamento de açúcar da América Latina: Super Barra.
2021
Novas Categorias - Café e Massas
Em 2021, a Camil anunciou sua entrada no mercado de massas no Brasil pela aquisição da Santa Amália, com liderança na categoria na região de Minas Gerais. No mesmo ano, a Camil realizou um investimento na Café Bom Dia, inaugurando sua entrada no mercado de café torrado e moído no Brasil, com as marcas Café Bom Dia e Seleto e pelo lançamento do café com a marca de alto renome em açúcar União.