Responsabilidade Social

Acreditamos que cada pessoa faz a diferença na vida de alguém e existimos para alimentar relações que trazem mais sabor para o dia-a-dia. E nestas relações, valorizamos a confiança, a responsabilidade, a proximidade, o entusiasmo e o empreendedorismo. Estes valores são materializados nos nossos produtos e serviços e vivenciados no dia-a-dia por nossos colaboradores, clientes e fornecedores.

Somos mais do que uma empresa de alimentos, produzimos conexões, relacionamentos e inspirações de uma forma prática e com qualidade através de nossos produtos, tendo sempre responsabilidade em obter impacto positivo onde atuamos. No último ano, concentramos os esforços na revisão das ações das nossas unidades com os colaboradores internos e comunidade externa, que resultou na construção da Estratégia de Responsabilidade Social Camil. Sendo definido o nosso foco de atuação em Alimentar e Nutrir Relações, que se desdobra nos pilares de atuação que são a base dos direcionadores para aprovação e busca de projetos alinhados aos nossos objetivos. Descrevemos abaixo os pilares e principais destaques das atividades realizadas:

1.Relações Internas:

Conduzir as relações com os colaboradores internos respeitando os Direitos Humanos, sempre com foco no Respeito, Transparência, Segurança e Inclusão. Valorizando a diversidade cultural e social e a condição de trabalho digno, promovendo da qualidade vida e segurança de seus colaboradores.

Destaques:
  • Implementação do Programa de Qualidade de Vida - Camil Vida Saudável para os colaboradores do escritório Central, com direcionamentos para as demais unidades, que trouxe suporte em relação ao aspecto físico, mental, social e financeiro para toda a equipe;
  • Pesquisa de Diagnóstico com a Liderança sobre Diversidade e Inclusão que serviu como base para as ações do próximo ano do Comitê.

2.Relações com Meio Ambiente:

Foco nas diversas etapas da cadeia produtiva, tendo monitoramento do impacto no meio ambiente e terceiros envolvidos na produção e distribuição dos nossos produtos:

Destaques:
  • Certificação Dolphin Safe no nosso Atum. Assegurando que os peixes são pescados à vara, reduzindo assim o impacto na vida marinha;
  • Logística Reversa: somos patrocinadores do Programa Pró-lata (ABEAÇO) e Reciclar pelo Brasil

3.Relações com a Comunidade:

Ações que envolvem a Comunidade externa à Camil, com foco nas áreas ao redor das nossas Unidades, projetos que apoiem a Redução de Fome e Desnutrição, Combate ao desperdício de Alimentos e Comunicação Responsável.

Destaques:
  • Mais de 50 toneladas de alimentos doados em 2019 para diversas instituições, entre elas CREN (Centro de Referência de Educação Nutricional), Casa Hope outros projetos regionais;
  • Doação de alimentos próximo à validade da Cozinha Experimental para o Banco de Alimentos;
  • Parceria com AACD para contribuição voluntária dos nossos colaboradores através de desconto em folha;
  • Natal sem fome: pelo 2ºano participamos desta campanha liderada pela Ação da Cidadania, ao todo foram doadas 84 toneladas de alimentos, dobrando o volume arrecadado em 2018 e ampliando substancialmente nossa participação na campanha;

Ações Covid-19

1.Relações Internas:

Desde o início dos casos de COVID-19 no Brasil, instauramos um Comitê de Crise envolvendo todas as áreas da empresa com o objetivo de deliberações sobre as ações de contenção da doença tanto nas áreas administrativas quanto nas áreas operacionais. E entre as principais ações implementadas, destacamos:

  • Cumprimento das determinações do Ministério da Saúde tais como liberação de funcionários acima de 60 anos, grávidas e pessoas do grupo de risco, além dos protocolos de convivência, comportamentos e demais orientações ligadas a prevenção e higienização;
  • Cancelamento de Viagens e o cancelamento de Reuniões, Eventos, Treinamentos na sua forma presencial;
  • Fortalecimento do papel da liderança frente à demanda de produtividade e trabalho à distância, mantendo o foco no resultado e engajamento;
  • Campanha #vamospracima valorizando nossos colaboradores no trabalho do dia a dia, alinhados ao nosso propósito e valores;
  • Intensiva campanha interna sobre o COVID19, envolvendo todos os colaboradores que estiverem em Home Office ou nas Unidades (Ex. Utilização de transporte Fretado, Regras de distanciamento nos refeitórios, vestiários, áreas comuns e produção);
  • Reforço nos procedimentos de segurança e uso de EPI´s, disponibilização de Álcool Gel, antecipação da campanha de vacinação; informações sobre saúde física e equilíbrio emocional.

2.Relações com a Comunidade:

Foram investidos R$ 300.000,00 na compra de equipamentos e materiais hospitalares destinados para os Serviços de Saúde das cidades onde nossas fábricas estão localizadas. Desde o início da Pandemia, também doamos 202 toneladas dos nossos produtos, além das doações realizadas mensalmente.

Priorizamos iniciativas que atuam nas cidades onde estão localizadas as nossas Unidades Produtivas, contribuindo assim, com a comunidade em que estamos inseridos como a Prefeitura de Aparecida de Goiânia (GO), Cabo de Santo Agostinho (PE) e Itapecuru (MA). Para aumentar o impacto das nossas doações, apoiamos campanhas de arrecadações das Lives de cantores como Luan Santana, Diogo Nogueira, Anitta e Joelma, que possibilitaram a distribuição das nossas doações para chegar a quem mais precisa, como por exemplo CUFA (Central Única das Favelas) e UNICEF. E também foi realizada, uma campanha interna de doação de alimentos com os nossos colaboradores que teve alta participação e colaboração com este volume total de alimentos doados.